Plano da Unidade – Filosofia
Tema: Reflexão
Série: 1ª ano do Ensino Médio
Aulas: 2 aulas de 50 minutos
Professora: Marise von Frühauf Hublard
Conteúdo e temas: Desenvolvimento de conceitos básicos de Filosofia, reflexão e reconhecimento do intelecto.
Objetivos:
Desenvolver as habilidades de reflexão e organização do pensamento.
METODOLOGIA:
Sensibilização: Um espelho de tamanho médio e seis espelhos pequenos e seis coelhito
( um ovo que vira coelho).
Dividir a classe no máximo em 6 grupos. Assim que os grupos estiverem formados, coloque as seguintes questões na lousa:
Como funciona um espelho?
O que o espelho pode mostrar?
O que o espelho não pode mostrar?
O que podemos fazer com um espelho, além de ver nossos reflexos?
Será que podemos refletir olhando no espelho?
Será que o espelho vai responder a minha pergunta: Quem sou eu?
Sobreviveremos sem o espelho?
Qual a importância do espelho na nossa vida?
O que poderemos fazer com o espelho além de ver os nossos reflexos?
Poderemos usar o espelho para ensinar a refletir?
Problematização: Cada grupo com o espelho na mão, vai discutir e responder as questões que estão na lousa. A partir das resposta cada grupo poderá formular novas questões
.
Investigação: Vamos comparar a “Reflexão do Espelho” com “Reflexão Intelectual” . Destacando as diferenças de ambos na lousa.
Qual a diferença entre o refletir do espelho e o refletir (pensar, imaginar)?
O espelho pode refletir sobre si mesmo? E nós podemos refletir sobre nós mesmo?
Onde esta reflexão nos leva?
Qual a importância do pensar, refletir?
E onde o espelho nos leva?
E se o espelho quebrar?
Num segundo momento usaremos “o Coelhito”. Ele está na forma de ovo, e vira coelho. Surpresa na classe. E coloco a seguinte questão: Se não desenvolvermos o intelecto (reflexão), seremos como o espelho, não existe nada além dele.
No momento em que refletimos desvendamos o mundo, levando ao crescimento interior do “ser”como o “coelho que sai do ovo”. A partir deste momento vemos o mundo com outros olhos.
Conceituação:
Cada grupo apresentará as suas reflexões à classe.
Para finalizar cada participante desenvolverá um texto:”Fazendo a sua reflexão sobre refletir.”
Avaliação:
Através da observação e anotações a respeito da participação oral e produção de texto escrito.
Conclusão:
No uso dos recursos “espelho, coelhito e copos descartáveis” os alunos ficam surpresos e concluíram que: A filosofia é um instrumento para se questionar, duvidar, ampliar nossos conhecimentos.Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogarmo-nos sobre nos mesmo, é conhecer a si mesmo. O primeiro passo para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.
“ A reflexão leva ao questionamento e ao encontro do eu.”
Observações:
Nessa mesma aula ocorreu o seguinte: Como usei o espelho do banheiro das meninas. Na hora do intervalo elas anunciaram que o "espelho do banheiro feminino tinha sido roubado".Aí surge a questão polêmica :
Como fica nossa vida sem reflexão?
E se a nossa capacidade de refletir for roubada ?
Complementando: Para fazer uso da interdisciplinaridade, esta aula pode ser trabalhada juntamente com o professor Física ( como está na proposta do 1º Bimestre).
O professor de Física poderá trabalhar na prática e a teoria como funciona o espelho , como os objetos absorvem a luz, que é composta das cores do arco-íris. O que é o reflexo? Afinal o que é um espelho?
Prof. Marise von Frühauf Hublard
10 comentários:
o espelho nos fas ficar melhor na forma
por isso nao podemos viver sem eles
Parabéns pela brilhante iniciativa de socializar suas experiências,roubei sua idéia e já irei aplicar em sala de aula,visto que ainda não tenho experiência com a disciplina .
Obrigada pelo maravilhoso recurso!
Oi, vou dar minha 1ª aula de filosofia, e para isto procurei algumas idéias aqui e encontrei a sua da reflexão no espelho, gostei muito vou usá-la na sala, parabéns excelente plano.
Showwww!!!
Sempre estou de olho nos blog´s,procurando por um professor(A)-artista...vejo q encontrei mais uma!!!
Parabens...BUSCAREI SUGESTOES,PODE SER? 1OOO BEIJOS
Parabéns!!!!!Exelente plano, voce e muito boa..gostei!
Sou formada em Hist, mas fui convidada para dar aula de filosofia tb! Esta de parabens, seu plano de aula é 10!
gostei muito do seu blog, ultilizarei algumas sugestões nas minhas aulas.Bjs e até mais.
P.S poderia me sugerir dimâmicas para as aulas de Filosofia e Sociologia ficarem mais atrativas para os alunos?
estou cursando filosofia e vou dar minha 1ª aula,, e estava olhando os blog e encontrei seu plano muito bom, e concerteza vou mim espelhar no seu...bjs continui sempre assim vc é otima;;
Gostei muito do seu plano para este conteúdo irei partilhar com meus alunos
meu prof passou esse assunto na escola onde eu estudo e achei bastante legal fez agente parar e pensar no eu ou seja quem sou eu realmente? muito bom amei
Postar um comentário