domingo, 22 de agosto de 2010

Adorno contra a cultura

Crítico ferrenho da chamada indústria cultural, filósofo alemão é o centro dos debates no Seminário Nacional Theodor Adorno, que acontece em Passo Fundo na próxima semana.
 

Segundo ON

Ele se projetou como um dos críticos mais ácidos dos modernos meios de comunicação de massa por perceber muito cedo que, mais do que suprimir horas de lazer ou transmitir informações, eles reproduziam uma atmosfera conformista, criando um verdadeiro exército de pessoas dóceis e insuportavelmente passivas. Assim, mais do que um dos filósofos mais importantes do século 20, Theodor Adorno é também peça fundamental para o entendimento da filosofia do novo século, onde os meios de comunicação ganham contornos cada vez mais importantes e influentes, assim como a tecnologia e toda a indústria cultural que o pensador alemão tanto condenou.
Por essa importância dentro do contexto atual, seu nome ganha destaque em Passo Fundo na próxima semana, com a realização do Seminário Nacional Theodor Adorno, promovido pelo Curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Instituto de Filosofia Berthier entre os dias 25 e 27 de agosto. Tendo como objetivo a promoção de debates sobre o pensamento de Adorno e sua contribuição para a filosofia contemporânea, com ênfase nas dimensões da ética, educação e estética, o evento é voltado a professores, acadêmicos, pesquisadores e interessados em geral. Com certificação de 30 horas e investimento entre R$ 15 e R$ 30, o evento acontece no Ifibe, localizado na rua Senador Pinheiro, 350.

Da escola de Frankfurt

Entre 1093 e 1969, Adorno estudou filosofia, psicologia, sociologia e música, com um pensamento que acolheu e reinterpretou o legado marxiano, freudiano, kantiano e nietzscheano. Ao entrar no Instituto de Pesquisa Social, dirigido por Max Horkheimer, que veio a ser conhecido como Escola de Frankfurt, tornou-se um dos mais significativos pensadores do século 20, reconhecido por sua desconstrução dos sistemas totalitários. Seu pensamento se opôs a todas as formas de violência e barbárie em defesa da formação cultural e da educação emancipadora. Suas obras mais importantes são Dialética do Esclarecimento, Mínima Moralia, Personalidade Autoritária, Dialética Negativa e Teoria Estética.

3 comentários:

Valdecy Alves disse...

Olá!

Através dos nossos blogs, falamos ao mundo e já não somos uma ilha e nossa voz se irradia para consciência coletiva de toda a humanidade. Não deixe de Ler matéria e ver fotos em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. MANTER VIVA A MEMÓRIA É UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE, UM DIREITO HUMANO. Ainda de estar convidad@ para audiência pública, que se realizará sábado, dia 28/08/2010, nos Casarões da Barragem, onde houve o Campo de Concentração da Seca de 32, em Senador Pompeu, Ceará. Leia, veja, comente e divulgue:

www.valdecyalves.blogspot.com

Dayane Pereira disse...

Adorno era o cara, apesar de radical, entendi o lado dele .
Gostaria de participar desse seminário, se não morasse tão longe, aprender muito mais frankfurtianos!

Marise disse...

Dayane,

Eu também gostaria de participar, mas infelizmente também moro muito longe.
Estudei na UPF, sendo que , a poucos dias estive em Passo Fundo ( férias).

Abraços,
Marise.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin