sábado, 15 de janeiro de 2011

Livro Didático Público de Filosofia

Título: Livro Didático Público de Filosofia
Autor: SEED
Gênero: Educativo
 
Toda emancipação constitui uma restituição do mundo humano e das relações humanas ao próprio homem.( Karl Marx)

Este livro pretende apresentar-lhes a filosofia como um conhecimento que possibilita o desenvolvimento de um estilo próprio de pensamento. A filosofia pode ser considerada como conteúdo produzido pelos filósofos ao longo do tempo, mas também como o exercício do pensamento que busca o entendimento das coisas, das pessoas e do meio em que vivem. Portanto, um pensar histórico, crítico e criativo, que discuta os problemas da vida à luz da História da Filosofia. 
O livro está organizado a partir de conteúdos, denominados conteúdos estruturantes, ou seja, conteúdos que se constituíram historicamente e são basilares para o ensino de filosofia - Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia Política, Filosofia da Ciência e Estética
Em cada página se desenvolve um conteúdo específico, a partir do qual professores e estudantes podem levantar questões, identificar problemas e problematizar o conteúdo com o auxílio dos textos filosóficos. O texto filosófico, além de ser objeto de estudo com suas estruturas lógicas, argumentativas e precisão dos enunciados, também fornece subsídios para entender o problema e o conteúdo que está sendo estudado.
No interior de cada página são desenvolvidas relações interdisciplinares. É a filosofia buscando na ciência, na história, na arte e na literatura, entre tantas outras possibilidades, apoio para analisar o problema estudado, entendendo-o na complexidade da sociedade contemporânea.
O livro propõe o estudo da filosofia por meio da leitura dos textos; de atividades investigativas; de pesquisas e debates, que orientam e organizam o estudo da filosofia.
As atividades têm por objetivo a leitura dos textos, a assimilação e entendimento dos conceitos da tradição filosófica. 
As pesquisas são importantes porque acrescentam informações, fixam e aprofundam o conteúdo estudado. Neste sentido o conteúdo proposto é um ponto de partida, podendo surgir sempre novos pro­blemas e novas questões a serem pesquisadas. 
É no debate, na ágora, que podemos expor nossas idéias e ouvindo os outros nos tornamos capazes de avaliar nossos argumentos. Mas, para que isso ocorra, é preciso garantir a participação de todos. Na tentativa de assegurar a ética e a qualidade do debate, os participantes devem atender as seguintes normas:
  • 1- Aceitar a lógica da confrontação de posições, ou seja, existem pensamentos divergentes;
  • 2- Estar dispostos e abertos a ultrapassar os limites das suas posições pessoais;
  • 3- Explicitar racionalmente os conceitos e valores que fundamentam a sua posição;
  • 4- Admitir o caráter, por vezes contraditório, da sua argumentação;
  • 5- Buscar, na medida do possível, por meio do debate, da persuasão e da superação de posições particulares, uma posição de unidade, ou uma maior aproximação possível entre as posições dos participantes;
  • 6- Registrar, por escrito, as idéias surgidas no debate. 

Endereço para baixar o livro:


Um comentário:

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde.
Que bom esse livro estar disponível.
Vou pedir meu filho para coloca-lo nos meus arquivos.
Adoro ler.

Um grande abraço.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin