quinta-feira, 18 de junho de 2009

Republicação - Aula sobre "Reflexão" para 1º ano do ensino médio

Plano da Unidade – Filosofia

Tema: Reflexão

Série: 1ª ano do Ensino Médio

Aulas: 2 aulas de 50 minutos

Professora: Marise

Conteúdo e temas: Desenvolvimento de conceitos básicos de Filosofia, reflexão e reconhecimento do intelecto.

Objetivos:

Desenvolver as habilidades de reflexão e organização do pensamento.

METODOLOGIA:

Sensibilização: Um espelho de tamanho médio e seis espelhos pequenos e seis coelhito

( um ovo que vira coelho).

Dividir a classe no máximo em 6 grupos. Assim que os grupos estiverem formados, coloque as seguintes questões na lousa:

Como funciona um espelho?

O que o espelho pode mostrar?

O que o espelho não pode mostrar?

O que podemos fazer com um espelho, além de ver nossos reflexos?

Será que podemos refletir olhando no espelho?

Será que o espelho vai responder a minha pergunta: Quem sou eu?

Sobreviveremos sem o espelho?

Qual a importância do espelho na nossa vida?

O que poderemos fazer com o espelho além de ver os nossos reflexos?

Poderemos usar o espelho para ensinar a refletir?

Problematização: Cada grupo com o espelho na mão, vai discutir e responder as questões que estão na lousa. A partir das resposta cada grupo poderá formular novas questões

.

Investigação: Vamos comparar a “Reflexão do Espelho” com “Reflexão Intelectual” . Destacando as diferenças de ambos na lousa.

Qual a diferença entre o refletir do espelho e o refletir (pensar, imaginar)?

O espelho pode refletir sobre si mesmo? E nós podemos refletir sobre nós mesmo?

Onde esta reflexão nos leva?

Qual a importância do pensar, refletir?

E onde o espelho nos leva?

E se o espelho quebrar?

Num segundo momento usaremos o Coelhito”. Ele está na forma de ovo, e vira coelho. Surpresa na classe. E coloco a seguinte questão: Se não desenvolvermos o intelecto (reflexão), seremos como o espelho, não existe nada além dele.

No momento em que refletimos desvendamos o mundo, levando ao crescimento interior do “ser”como o “coelho que sai do ovo”. A partir deste momento vemos o mundo com outros olhos.

Conceituação:

Cada grupo apresentará as suas reflexões à classe.

Para finalizar cada participante desenvolverá um texto:”Fazendo a sua reflexão sobre refletir.”

Avaliação:

Através da observação e anotações a respeito da participação oral e produção de texto escrito.

Conclusão:

No uso dos recursos “espelho, coelhito e copos descartáveis” os alunos ficam surpresos e concluíram que: A filosofia é um instrumento para se questionar, duvidar, ampliar nossos conhecimentos.Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogarmo-nos sobre nos mesmo, é conhecer a si mesmo. O primeiro passo para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.

“ A reflexão leva ao questionamento e ao encontro do eu.”

Observações:

Nessa mesma aula ocorreu o seguinte: Como usei o espelho do banheiro das meninas. Na hora do intervalo elas anunciaram que o "espelho do banheiro feminino tinha sido roubado".Aí surge a questão polêmica :

Como fica nossa vida sem reflexão?

E se a nossa capacidade de refletir for roubada ?

Complementando: Para fazer uso da interdisciplinaridade, esta aula pode ser trabalhada juntamente com o professor Física ( como está na proposta do 1º Bimestre).

O professor de Física poderá trabalhar na prática e a teoria como funciona o espelho , como os objetos absorvem a luz, que é composta das cores do arco-íris. O que é o reflexo? Afinal o que é um espelho?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin